Dicas
Como construir gastando menos? Dicas de construção

Veja algumas dicas para quem pretende gastar menos dinheiro na construção de uma casa, estatística servirão para mim se poderá ser útil para você que pretende iniciar a construção da obra.

A construção de uma casa consomem muitos recursos financeiros e necessita um bom planejamento para que você possa iniciar e terminar a obra, afinal é muito comum encontrarmos casas com a construção parada e em muitos casos por falta de recursos financeiros para concluir a obra. Uma coisa que aprendi com a construção da minha casa é que é muito difícil você prever todos os custos que você terá e por melhor que seja o seu planejamento é sempre bom considerar que você gastará um pouco mais, afinal existem muitos imprevistos e algumas situações onde você não consegue dimensionar corretamente os custos que estarão envolvidos.

Quem procura construir uma casa gastando menos terá de seguir algumas diretrizes de economia para minimizar o custo da obra, este foi o meu caso e quando comecei a construção da minha casa tinha em mente a limitação financeira que eu tinha e portanto queria gastar o menor valor possível. No início eu já sabia de algumas coisas que eu teria que fazer, mas outras eu acabei descobrindo no decorrer do processo de construção. Portanto se você pretende construir gastando menos eu recomendo algumas dicas para o seu caso:

Mão de obra
A mão de obra consome boa parte dos recursos da construção de uma casa e portanto escolher bem o pedreiro e outros profissionais que você irá contratar é o.pontapé inicial para economizar na construção. Peça orçamentos e faça a melhor avaliação possível da qualidade do serviço de valor que eles cobram para chegar a um ponto de equilíbrio. No meu caso a mão de obra significou aproximadamente 50% do valor da construção.

Compra de materiais
A compra de materiais em outro item onde você pode economizar muito dinheiro, mas precisa de bastante tempo disponível e irá gastar um pouco da sola do sapato, sem contar também bastante gasolina. A diferença de preços de materiais de construção varia muito de uma loja para outra, nos materiais de acabamento a diferença é muito maior ainda. Desta forma a melhor dica para você gastar menos é pesquisar muito , não só de loja para loja mas de material para material, afinal existe materiais de construção que são bastante similares mais que tem boa diferença de preço.

Faça você mesmo
A última dica é que você poderá fazer algumas coisas e não precisará contratar profissionais para tudo. Pintura, algumas instalações, jardinagem, entre outros são coisas que você mesmo poderá fazer e com isso poderá economizar dinheiro com pagamento de mão de obra e consequentemente gastar menos no final da construção.


Como construir churrasqueira de alvenaria ou de tijolos?

Veja como construir em sua casa uma churrasqueira de alvenaria de tijolos maneira bastante prática para você fazer churrascos criar uma área de lazer dentro da sua casa.

No Brasil a churrasqueira é uma peça bastante importante na maioria das residências uma vez que os brasileiros gostam muito de fazer o famoso churrasco é portanto ela é comum em muitas residências no país. Há diversos tipos de churrasqueiras que podem ser as móveis feitas de alumínio, calota de caminhão, chapa galvanizada e outros materiais diversos que são reaproveitados ou fabricados especialmente para churrasqueira. Mas a melhor mesma e na verdade aquela feita de alvenaria de tijolos que além reter melhor controle da fumaça, tem como vantagem de ser fixa e proporcionar oportunidade de criar uma área de lazer em volta com pia, geladeira, balcão e outros recursos.

Nos vídeos abaixo você verá como construir churrasqueira de alvenaria isoladamente ou integrada com fogão de lenha e outros tipo fornos. Aproveite as ideias para construir uma boa área de lazer em sua casa e fazer bons churrascos.

Assista o passo a passo em vídeo:


Impermeabilização de teto, parede e alicerce de uma casa

Veja os tipos de impermeabilização que podem ser aplicados a teto, parede e alicerce de uma casa. Produtos usados e exemplos desses tipos de impermeabilização.

A água é um item essencial à nossa vida, mas se não tomarmos cuidado com ela, grandes podem ser os estragos em uma casa por conta de um grande problema chamado infiltração. Como sabemos a unidade pode vir de todos os lados e ao construir é necessário fazer as devidas impermeabilizações para evitar que a unidade possa gerar infiltração e danificar paredes, teto e outras partes da casa.

Impermeabilização do alicerce
Antigamente não se tinha o hábito de impermeabilizar o alicerce, ficando a preocupação apenas com as paredes, mas a umidade não tem regras e ela pode vir de todos os lados, inclusive pela terra que está abaixo da casa. Desta forma muitas paredes tinham infiltração por conta de problemas com umidade no alicerce.

Hoje o consenso é de que ao fazer o alicerce é necessário impermeabiliza-lo e para isso normalmente usa duas formas ou dois produtos, sendo um deles a base de concreto e outro asfáltico. Com isso, eles impedem que a umidade do solo suba para as paredes, evitando assim as famosas infiltrações.

Impermeabilização de paredes
As paredes sempre são uma preocupação a parte quando o assunto é infiltração, pois é nelas que surgem esses problemas. Existem algumas formas de proteger uma parede e creio que as formas mais comuns seja as seguintes:

Impermeabilizar contra umidade. Este tipo consiste em aplicar o impermeabilizante no reboco cru ou até antes do reboco em cima do chapisco.

Impermeabilizar contra batida de chuva. Esta impermeabilização é feita com um produto, cuja marca de referência é o Vedapren, embora existam outras marcas. Ele é aplicado na parede antes da pintura e evita que a água da chuva que bate ou escorre na parede penetre na mesma.

Veja aqui exemplos e informações sobre impermeabilização de paredes

Impermeabilização do teto
Depois de impermeabilizar paredes e alicerces, não podemos esquecer do teto que pode trazer muitos problemas com água da chuva, principalmente. Telhados com vazamentos, lajes expostas sem o devido tratamento pode ser um problema sério.

Nesses casos o ideal é tratar bem o telhado e garantir que não haja nenhuma goteira. Se não houver telhado e a laje estiver exposta à chuva é preciso impermeabilizar muito bem para evitar que haja infiltração.

A manta térmica é uma boa opção para telhado, já que além de garantir o conforto térmico, ela pode ajudar também na impermeabilização do telhado.


Como construir uma casa com pouco dinheiro ou gastando pouco?

Veja algumas dicas de como construir uma casa com pouco dinheiro em caixa e as medidas que você precisará tomar para construir gastando pouco dinheiro.

Construir uma casa com pouco dinheiro uma tarefa difícil de ser concretizada, isto porque os custos com uma construção de uma casa são relativamente autos e por isso exigirá muito planejamento e a adoção de algumas medidas se você pretende construir gastando pouco. Embora existam muitas estratégias que podem ser adotadas, citarei abaixo três medidas você poderá tomar para diminuir o custo da construção da sua casa.


Contratação de pedreiro e mão de obra

Primeiro é preciso pensar em contratar um pedreiro e não uma construtora. Os motivos são sempre simples, uma vez que o pedreiro trabalha sozinho com algum ajudante, já a construtora traz toda uma equipe de um aparato junto que acaba tendo curto maior. Mesmo assim pegue 3 ou 4 orçamentos e compare os preços bem como a qualidade do trabalho desenvolvido de cada um. Encontre a melhor relação de custo benefício antes de fechar com qualquer um deles.

Algumas dicas:
Nem sempre o mais barato é o melhor, o correto é avaliar preço e qualidade, por isso, visite algumas obras que os profissionais tenha feito para conhecer seu trabalho e assim contratar;
Peça orçamentos diferentes, isto é, um orçamento onde o profissional faça tudo e entregue a casa pronta e outros fracionados e por etapas, assim você poderá comparar qual modelo é mais adequado e onde o custo final poderá ser menor;
Escolha épocas mais tranquilas para construir, se isto for possível. Quando há muita demanda de serviço, os preços tende a aumentar;
Negocie com o profissional e tente fechar um contrato com preço mais atrativo.
Apenas como referência, nas duas casas que construí,o valor pago à mão de obra representou os seguintes percentuais em relação ao custo total:

1ª casa – 40,83%
2ª casa – 35%

Escolha do material de construção e pesquisa de preços
O segundo ponto é também muito importante e está relacionado à compra do material de construção, pois existe no mercado todo tipo de material com uma variedade enorme de preços, portanto é necessário definir qual material você usará e como conseguir um preço mais baixo possível. Um bom exemplo está no uso do piso onde é possível encontrar valores de R$ 12,00 até R$ 200,00 ou mais. Madeira, telhas, tinta para pintura das paredes, vasos sanitários e outras peças de banheiro, entre outros requerem bastante cuidado na escolha do material, pois existe muita diferença de preço entre um produto e outro e entre uma loja e outra.

Algumas dicas para economizar na compra de materiais:
Compre em quantidade tudo que for possível. Quem está com pouco dinheiro para construir precisa valorizar ao máximo o pouco que tem e portanto fazer um bom planejamento do material que será usado e comprar em quantidade maiores pode significar uma boa economia;
Compre direto de fornecedores. Alguns materiais básicos podem ser comprados diretos de fornecedores, o que pode torná-los mais baratos, como é o caso de areia, pedra, saibro, entre outros;
Fique de olho nas promoções. Esta é uma ótima estratégia para economizar. Uma vez que você tenha planejado e sabe do que precisa é importante acompanhar especialmente as grandes lojas que costumeiramente fazem promoções. Pisos, revestimentos, portas, janelas, iluminação, entre outros podem ser encontrados em boas promoções;
Lojas grandes versus pequenas. Não se engane, há bons preços em ambas. Minha experiência com a construção de duas casas mostrou que é preciso pesquisar tanto em grandes lojas como nas pequenas de bairros, pois há alguns tipos de materiais que são mais vantajosos em cada uma delas. Exemplo: material básico é melhor em lojas pequenas, acabamento em grandes lojas. Mas isto não é regra, a regra é: pesquise;
Converse com seu arquiteto. Se você quer construir uma casa com pouco dinheiro ou gastando pouco, seu arquiteto poderá ajudar ou atrapalhar seus planos. Pequenas mudanças em um projeto podem ter impactos enormes financeiramente. Conversando com minha arquiteta certo dia ela disse mais os menos o seguinte: “Nós não perguntamos quanto dinheiro a pessoa tem para gastar”. Perceba que basta uma boa conversa com este profissional e alguns ajustes poderão fazer você economizar muito dinheiro.


Faça você mesmo

Finalmente a dica mais importante para quem quer construir uma casa gastando pouco o que é faça você mesmo. Com isso quero dizer que se você tem pouco dinheiro para construir a casa terá de abrir mão da contratação de alguns tipos de profissionais que assumir a responsabilidade de executar o serviço você mesmo e economizar dinheiro. Naturalmente se você não é um profissional da área tem coisas que não vai conseguir fazer, mas tem outras que sim. Entre as etapas que você poderá fazer inclui a pintura da casa, o contrapiso externo, pequenas instalações hidráulicas e elétricas, colocação de armários, kit de banheiro, entre outros.

Algumas dicas:
Está afim de colocar a mão na massa? Certo, mas você não é pedreiro nem pintor, então a melhor coisa é aprender primeiro. Veja vídeos no Youtube, onde muitos profissionais explicam como fazer uma pintura ou outros procedimentos mais simples em uma casa;
Um dia desses vendo um vídeo que nada tem a ver com construção e sim com estilo de vida no Canadá, a pessoa disse que é um dos grandes hábitos deles fazer reformas e adaptações na casa. Isto porque a mão de obra de profissionais desta área lá é muito caro, então as próprias pessoas se encarregam de fazer isso.
Lojas como a Leroy Merlin disponibilizam muitos materiais que podem ser usados por você mesmo. Além disso eles tem folhetos explicativos sobre como fazer uma série de coisas e até cursos são oferecidos para quem quer aprender a aplicar textura, pintar, colocar papel de parede, entre outros.

Loja Santa Isabel
Horário de Atendimento
Segunda à sexta das 8:30 às 12 e das 14 às 18h
Sábados das 8:30 às 12 e das 14 às 17h
Loja São Lucas